Mini Wedding – Dicas e fotos para inspirar seu mini casamento

Hoje é dia de compartilhar algumas dicas e fotos de mini wedding para inspirar seu grande dia!

Aqui é Willian Lima, fotógrafo e tenho muitas coisas legais para compartilhar com você sobre mini wedding, pois tive o prazer de conhecer e fotografar belos e charmosos casamentos pequenos em alguns lugares do Brasil.

Mini Wedding

Acredito que possa gostar do que tenho a compartilhar. 😉

O que é um Mini Wedding?

Para iniciar acho válido contextualizar o que é um mini wedding, ou melhor, falar sobre as características principais de um mini casamento.

Não há uma regra definitivamente estabelicida sobre isso.

Como fotógrafo profissional, os mini casamentos que fotografei em alguns lugares do Brasil contavam com média de 100 convidados, incluindo os familiares dos noivos.

  • Já fotografei um lindo mini casamento na casa da família para 40 convidados;
  • Já fotografei em Trancoso um mini wedding para 100 convidados;
  • Já fotografei em Belo Horizonte para 30 convidados;
  • Em São Paulo, um lindo mini casamento para 90 convidados;

Mini Wedding Estação Jardim

Se precisar resumir em poucas palavras o que é um mini wedding, diria que é um casamento para as pessoas realmente próximas e especiais para o casal.

Porque escolher fazer um Mini Wedding?

Conhecendo algumas famílias em diferentes cidades brasileiras, percebi que fazer um casamento pequeno está relacionado principalmente à convidar pessoas que realmente se importam e mantém contato frequente com os noivos.

Na maioria das vezes não está ligado à economia financeira.

Ao escolher fazer um mini wedding, os noivos tem a oportunidade de elevar o nível dos serviços, contratar profissionais diferenciados investindo menos.

Outra característica de um mini casamento é a facilidade em personalizar detalhes da cerimônia, inclusive o local. É mais fácil acomodar poucos convidados em locais inusitados como museus, jardins, residências, hotéis e restaurantes.

Mini Wedding Trancoso BA

Nos casamentos intimistas que fotografei, encontrei algumas características comuns:

  • Os noivos escolheram alta gastronomia, uma vez que são menos convidados e o investimento final pode ser de 30% a 40% menor, mesmo com cardápio requintado;
  • Torna-se mais simples realizar o casamento no lugar dos sonhos, como por exemplo numa praia distante;
  • Maiores possibilidades em realizar casamentos na casa de campo da família, uma vez que a estrutura exigida para mini casamentos é menor;
  • Me contrataram para fotografar; 😉
  • A maioria das cerimônias aconteceram durante o dia;
  • Ambientação e decoração personalizadas, com itens do acervo pessoal da família.

Decoração Mini Wedding Rústico

Enfim, acredito que há muitos motivos para optar no mini casamento. Faça um evento com todo carinho que vocês, as famílias e convidados especiais merecem.

Ideias para seu Mini Wedding

Já dicidiu realmente fazer um casamento para as pessoas mais próximas. Agora, como começar?

O primeiro item da lista pode ser o estilo que gostaria para seu mini wedding. Separei algumas fotos de casamentos intimistas que fotografei em alguns lugares do Brasil.

  • Minha dica: Escolher um profissional especializado no planejamento de casamentos intimistas pode facilitar e te orientar nas etapas pré casamento. Você pode falar como os queridos Rodrigo e Juliana da Hora do Buquê.

Você pode amar também ler estas minhas dicas sobre Casamento ao Ar Livre. Clique aqui para ler.

1. Mini Wedding na Praia

Casar na Praia é um destino desejado por muitos casais. Quando a escolha é fazer um mini casamento, fica mais simples e prático realizar seu casamento no litoral.

  • Há mais opções de espaços disponíveis;
  • Torna-se mais simples o deslocamento e hospedagem dos familiares e convidados;

Mini Wedding na Praia SP

Ninguém pensa em casar na praia com chuva, mas como o clima é  imprevisível, deve-se considerar esta possibilidade.

Ao escolher fazer seu mini wedding na praia procure por espaços que disponibilizem um plano B para realizar a cerimônia coberta ou até mesmo uma empresa local que disponibilize a montagem de estrutura removível.

Nunca conte apenas com a sorte.

2. Mini Wedding no Campo

Casar no Campo abrem mais possibilidades em relação à Praia. Os Espaços estão melhores estruturados e há mais opções disponíveis em diversas cidades do Brasil.

Mini Wedding no Campo Fazenda

Fazer um mini wedding na fazenda é muito charmoso e pode proporcionar belas fotos de seu grande dia. É um casamento mais descontraído com possibilidades de uma decoração em tons terrosos e queimados, com peças rústicas.

Assim como na praia é válido verificar a estrutura de um plano B para cerimônias em dias chuvosos, principalmente levando em consideração que muitas fazendas estão localizadas em áreas de serra.

3. Mini Wedding em Restaurantes

Os restaurantes estão atentos às solicitações por mini casamentos. Aqui em minha cidade (SP) é possível observar o crescimento de restaurantes e bistrôs especializando-se no atendimento à casais.

Mini Wedding Restaurante Baby Beef

Talvez seja uma das melhores alternativas para quem gosta de alta gastronomia e precisa de praticidade.

O ponto importante e delicado na escolha por restaurantes é encontrar um espaço ideal que acomode seus convidados. Apesar de diversos locais já disponíveis, ainda não é tão simples encontrar restaurantes especializados em casamentos que suportem mais de 70 convidados.

Se você estiver em SP, vale a pena conferir as indicações do Ruella Bistrô, Capim Santo e Jardim Aurelia.

04 detalhes importantes sobre seu Mini Wedding

Planejar um casamento não é uma tarefa simples, inclusive recomendo entrar em contato com um profissional especializado em planejar casamentos, mas algumas dicas são válidas em qualquer situação.

1. A Lista de seu Mini Casamento

A lista de convidados talvez seja a etapa mais importante e difícil, principalmente por ser um mini wedding.

É necessário listar as pessoas mais importantes e alguns conhecidos podem ficar de fora, caso contrário prepare-se para deixar de lado a ideia de um mini wedding.

2. Informe seus convidados sobre o estilo

Um detalhe que costuma passar em branco é a informação aos convidados sobre o estilo do casamento.

Se for casamento na praia ou campo, informe-os sobre o local, a decoração e uma sugestão de traje mais leve. Pense também no estilo da decoração para sugerir paleta de cores para os vestidos das madrinhas e convidadas, quanto gravata dos padrinhos e convidados.

3. Seu álbum de casamento

Todos os mini casamentos que fotografei tiveram belos álbuns. É uma comemoração ainda mais especial, pois as pessoas que ali estão, são as que realmente importam para o casal, que jamais poderiam ficar de fora do grande dia.

Pensar na contratação do fotógrafo que você conhece e admira é sua melhor escolha. Todos os mais de 500 noivos que me contrataram ouviram esta mesma pergunta:

“As minhas fotos são as que gostariam de ver e lembrar do casamento de vocês? Se sim, sou o fotógrafo que precisam escolher. Se não, procurem até encontrar este fotógrafo”.

De todas as escolhas que um casal pode fazer, a fotografia é a única que vai ficar para sempre.

4. Mini casamento ao ar livre

É muito provável que a maior preocupação num casamento ao ar livre seja com dias nublados e chuvosos. Pense também na acomodação dos convidados em dias muitos quentes.

Uma dica que funciona super bem é disponibilizar guarda-sol/chuva durante a cerimônia, principalmente se o horário previsto para início for entre 11h e 15h.

Seus convidados podem aproveitar de uma sombra fresca enquanto assistem o grande momento do SIM.

Fotografias para Inspirar seu Mini Wedding

Inspiração é tudo! Tive o prazer de fotografar mini casamentos em algumas cidades do Brasil e nesta seção você vai conferir algumas das fotografias que podem ser inspirações para a decoração e estilo.

Espero que goste! 😉

1. Mini Casamento em Trancoso

Quero começar com este mini e estiloso casamento que fotografei em Trancoso. Os noivos são paulistas e celebraram juntamente com os familiares e mais 90 convidados o grande dia na Bahia.

A decoração do casamento seguiu o estilo rústico chique e contou com o arquivo pessoal de fotografias dos noivos e origamis para complementar o “clima praia”.

Mini Wedding Rústico Chique Decoração Mini Wedding Rústico Mini Wedding Rústico Chique Bolo Mini Wedding Decoração Origami Mini Wedding Cerimônia Mini Wedding Cerimônia Noiva Mini Wedding Cerimônia Foto Mini Wedding Fotos Mini Wedding Fotos Praia Mini Wedding Fotos Festa Mini Wedding Fotos Festa Praia Mini Wedding Fotos Festa Piscina Mini Wedding Fotos Espontâneas

2. Mini Wedding fotografado em São Paulo

Outro mini casamento que gostaria de compartilhar é o da Mari e Leandro que aconteceu em São Paulo. Vale como inspiração se a ideia for casar num restaurante com decoração requintada.

Neste mini wedding estavam presentes 40 pessoas, incluídos os familiares.

O estilo também foi rústico chique, com paleta de cores mais fortes e destaque para as louças. Peças únicas que você encontra na Dona Filipa.

Mini Wedding decor Rústico Chique Mini Wedding Restaurante Baby Beef Mini casamento decoração Mini Wedding terno azul Mini Wedding restaurante cerimônia Mini Wedding restaurante cerimônia SP Mini casamento rústico chique Mini casamento cerimônia Mini casamento noivos Mini casamento festa Mini casamento chique rustico

3. Mini Casamento em casa

Este é um dos lugares mais charmosinhos que fotografo com freqüência em SP. Localizada na Granja Viana, SP, é uma casa toda de vidro em meio a área verde reservada.

Costumo dizer que casar na Estação Lounge é como se estivesse realizando um casamento em casa. Muito aconchegante, com ambiente meia luz e arquitetura moderna.

Mini Wedding em Casa Decoração Mini Wedding decoração verde Mini Wedding hotel Mini Wedding making of Cerimônia mini casamento emocionante Cerimônia mini casamento SP Cerimônia mini wedding em São Paulo Mini Casamento Fotos SP Mini Casamento Chuva Mini Wedding Granja Viana Mini Casamento Noivos Foto Mini Casamento Aliança

O que você achou destas dicas e inspirações sobre mini casamentos?

Há muitos detalhes importantes no planejamento de um casamento, por isso além destas inspirações é necessário planejar-se antecipadamente.

Você pode salvar minhas fotos compartilhadas e também enviar este link à seu noivo(a) ou àquelas amigas que estão para casar.

Se ainda não escolheu o fotógrafo para seu grande dia, clique aqui e verifique a disponibilidade de minha agenda.

Será um prazer contar sua história.

Abraços e nos vemos em breve. 😉