Casamento no Campo – Dicas e Inspirações

A procura por fazer um casamento no campo é cada vez maior entre as noivas brasileiras e minha agenda como fotógrafo está cada vez mais preenchida com casamentos ao ar livre.

Olha que estamos falando de uma agenda com mais de 500 casamentos.

Como tenho muitas fotos legais de decoração, cerimônia e festa, neste artigo reuni algumas delas para compartilhar ideias e inspirações para você que está pesquisando sobre o assunto.

Porque fazer um Casamento no Campo?

De modo geral, os noivos que escolhem casar no campo querem um evento mais descontraído e confortável sem perder a elegância. Afinal, o que seria mais elegante e confortável que uma bela cerimônia no final da tarde, num bosque com muito verde?

Falando em cerimônia de seu casamento no campo, você já pensou no horário do convite?

Na maioria das vezes presenciei lindas cerimônias no final da tarde, mas tenho que admitir que algumas delas ficariam lindas no início da noite, pois a ambientação com velas faria um cenário incrível para dizer o SIM.

Pense como seria linda uma cerimônia no campo debaixo de uma árvore decorada com velinhas penduradas? Assim foi o casamento da Adriana e do Fábio que fotografei no litoral Norte de São Paulo.

Casamento no Campo debaixo árvore

Que tal também já iniciar o contato com seu fotógrafo? Verifique aqui a disponibilidade de agenda e solicitar um orçamento para fotografia de seu casamento no campo.

O Estilo para seu casamento no campo

Dentre os primeiros detalhes, definir o estilo é um que precisa estar no topo da lista, após definir a data e o local.

O que vem agradando cada vez mais é o chamado rústico chique, que tem como característica principal o rústico, mas são compostos com elementos sofisticados, como por exemplo, conjunto de louça com fios de ouro sobre uma mesa criada em madeira de demolição.

Casamento no Campo Rústico chique

O estilo rústico chique também pode caracterizar o traje dos noivos e convidados, que apesar do casamento acontecer no campo, vestidos longos e ternos caem perfeitamente.

Quando entregar seu convite é importante compartilhar estas informações com os padrinhos e convidados. Há inclusive algumas empresas de convites que sugerem entregar uma paleta das cores de sua decoração juntamente com o convite.

Ideias para sua cerimônia

Bosques são perfeitos para ter uma cerimônia elegante. Optar por arranjos baixos e cores neutras como o branco, pode compor muito bem o visual, sem criar exageros.

O horários entre 16h e 17h são perfeitos para o convite, levando em consideração que teremos um final da tarde em boa parte da celebração e durante a saída dos noivos, o início de noite.

Casamento no Campo Espaço Serra do Mar

Ideias e Inspirações para seu casamento no campo

Certamente o decorador vai sugerir um projeto completo para seu casamento no campo. Reuna algumas ideias e gostos pessoais para apresentar durante a elaboração do projeto.

Abaixo quero listar diversas ideias originais e interessantes que fotografei em casamentos diferentes.

1) Plaquinas de madeira com informações sobre o evento

Plaquinhas de identificação são muito charmosinhas. Para um casamento no campo pensar em criar com tinta e madeira é talvez uma das melhores opções. Tem tudo a ver com casamentos ao ar livre.

Plaquinhas casamento no campo

2) Velas suspensas com fitas decorativas

Velas suspensas são excelentes para diferenciar a decoração da mesa dos noivos e familiares. Comumente, decoradores usam linhas de nylon para este fim. Quando fotografei este casamento na Fazenda Vila Rica já pensei em compartilhar aqui com você.

Foram utilizadas fitas douradas e largas. Achei um charme e muito elegantes. O que achou?

Velas decoração casamento no campo

3) Caixa de madeira para suas alianças

Um porta alianças pode ser criativo sem perder a elegância. Um dos casamentos que fotografei no campo, os noivos encomendaram um porta alianças personalizado, entalhado com suas iniciais e a data do casamento.

Alianças madeira entalhada

4) Leques para os convidados

Em dias muito quentes, as madrinhas e convidadas podem precisar de um auxílio para refrescar a tarde. Os leques de madeira são funcionais e elegantes para um casamento no campo.

Algumas empresas disponibilizam leques de madeira decorados com florais, o que pode combinar perfeitamente para um casamento no final da tarde.

Leque casamento no campo

5) Velas suspensas para um charme na cenografia noturna

As velas num casamento no campo praticamente são itens presentes em todo projeto de cenografia. Mas nunca é demais enfatizar e propor uma ideia de projeto com velas suspensas.

Velas penduradas decoração casamento

6) Floreira para divisão de ambientes

Grande parte dos espaços disponíveis para realizar um casamento no campo são amplos e abertos, sem qualquer simetria e divisão de ambientes.

Adicionar uma floreira para limitar ambientes pode deixar o local mais aconhegante, além de criar composições no ambiente. Vale a pena conversar sobre isso com seu decorador.

Decoração casamento no Campo Vila Rica

7) Sousplat de sisal e vidro

Em casamentos rústico chique fica lindo misturar o vidro com o sisal. Na mesa de jantar abaixo, é possível ver uma combinação de cores, elementos sofisticados com rústicos.

Mesas e cadeiras em madeira de demolição compõem a parte principal da cena.

Casamento no Campo decoração azul

8) Lâmpadas com filamento de carbono

Ao contrário de casamentos em espaços fechados, fazer um casamento no campo permite composições com elementos e acabamentos aparentes. Como o caso das lâmpadas suspensas nas mesas dos convidados.

A luz também é diferente, com intensidade muito menor que uma luz comum. Os fios de cobre também ficam aparentes para finalizar o charme deste tipo de lâmpada.

Na hora de pesquisar e conversar com o decorador, comente sobre as lâmpadas com filamentos de carbono.

Decoração Casamento lâmpadas rústica filamento

9) Piscas e tenda com luzes

Luzes são bem comuns para ambientar os casamentos no campo. Mas que tal utilizar uma estrutura para deixar ainda melhor o efeito das luzinhas? Uma armação em formato de tenda pode trazer belos resultados na fotografia. 😉

Casamento no campo com piscas

10) Naked Cake

Além de delicioso, saboroso e leve, combina perfeitamente com o estilo rústico chique. Um bolo feito de massa aparente é o número 01 na escolha dos casais que casam no campo.

Outra característica interessante do naked cake é a possibilidade de personalização dos elementos decorativos. Neste caso a noiva escolheu com flores, mas é muito comum utilizar-se frutas.

As frutas são mais delicadas e são recomendadas para dias não tão quentes e quando for montado no local da festa.

Naked Cake Casamento no Campo

11) Caixotes de madeira para decoração

Para complementar o lado rústico do casamento no campo, alguns decoradores adicionam caixotes de madeira na decoração. Muito utilizados como suporte para vasos, garrafas e flores.

Já fotografei alguns casamentos que os caixotes serviram como apoio para bem casados e docinhos. Vale pensar para seu projeto.

Decoração rústica casamento no campo

12) Varais de Fotos

Como estamos falando de casamento no campo, uma ideia muito mais original para sua retrospectiva, seria o varal com fotos impressas.

Particularmente também acredito que tenha muito mais a ver com um casamento rústico chique que um slide num telão. A ideia dos convidados tocarem nas fotos faz todo sentido. Pense nisso com carinho.

Varal de Fotos Casamento Retro

13) Porta retratos coloridos

Ainda falando sobre fotografias na decoração, porta retratos coloridos podem compor seu ambiente de forma ímpar. Juntamente com o varal de fotos, é fácil perceber os convidados tocando e conversando sobre uma fotografia.

Este é o verdadeiro papel da fotografia. Documentar para futuras gerações. 😉

Porta Retratos Casamento Rústico

Estas foram minhas dicas e ideias para você que pretende fazer um casamento no campo. Sempre há novidades por aí e faço um compromisso de manter este artigo atualizado, com as tendências para os próximos anos.

Se eu tivesse que resumir tudo isso em uma dica seria:

Cuidado para não escolher itens e fazer um casamento no campo baseado em modismo, pois a moda sempre passa e pode tornar-se brega em poucos anos.

Planeje seu casamento em cima de conceitos essenciais, que estes nunca saem de moda.

Que tal falar sobre a fotografia de seu casamento?

Todas as fotos utilizadas aqui neste artigo foram selecionadas de casamentos que fotografei nos últimos anos.

Se você gostou é só entrar em contato comigo agora para verificar a disponibilidade de agenda e solicitar uma proposta de fotografia.

Deixar para escolher o fotógrafo como último item de seu casamento pode não ser a melhor opção. Afinal, todo o investimento de tempo e financeiro serão eternizados na fotografia.

Pense sobre e fale comigo.

Te vejo em breve. 😉