10 Dicas para fazer um Casamento na Praia

Realizar um casamento na praia acabou tornando tendência e virou o sonho de muitas noivas e noivos do Brasil inteiro. Na verdade, muito mais que sonho, os casais já estão realizando belos casamentos na praia.

O casamento à beira-mar ou em hotéis próximos, oferece recepções charmosas e descontraídas para os convidados.

Dicas Casamento na Praia fotos

Como fotógrafo, percebi que os pedidos de orçamentos para fotografar casamentos na praia está aumentando a cada dia que passa, por isso quero deixar aqui algumas dicas e fotografias de casamentos reais para inspirar seu grande dia.

Abaixo você encontra 10 dicas para organizar seu casamento na praia.

Se indentificar-se com minhas fotografias, é só entrar em contato comigo e verificar a disponibilidade de agenda para seu casamento. Clique aqui para saber mais.

10 Dicas para fazer um Casamento na Praia

1 – Defina um período apropriado

Casamento na Praia Sol Ilha

O primeiro detalhe a levar em consideração é o período (época do ano) que deseja realizar seu casamento na praia.

Existem alguns locais que além de chuvas constantes, também sofrem com tornados. Neste tipo de evento uma das primeiras coisas a se pensar em um casamento na praia é analisar o horário e o clima do local.

Procure definir a estação do ano e pesquise a meteorologia da data escolhida. O ideal é que o dia esteja quente, mas sem muito sol, para não incomodar com a claridade ou insolação.

Minha indicação inicial seriam no primeiro trimestre e entre setembro e novembro.

2 – Pense num local coberto

Local Casamento na Praia SP

Na hora de escolher o lugar é preciso ter um espaço com uma área coberta. Geralmente os hotéis a beira-mar apresentam salões próximos da praia. É importante caso ocorra algum imprevisto com o clima e seja necessário alocar os convidados em outro local para sua cerimônia.

É fundamental que a área coberta comporte todos os convidados para sua cerimônia, assim como as mesas da recepção.

Se o casamento for pé da areia e não apresentar uma estrutura de casa ou hotel, a dica é utiliza tendas. Não abandone seu sonho de fazer um lindo casamento na praia, quase sempre há uma solução.

3 – Decoração para um casamento na praia

Decoração Rústica para Casamento na Praia

A decoração de casamento na praia pode ser mais descontraída. Neste caso, use tons claros e aproveite os elementos da natureza, inclusive as flores da estação.

Um dos casamentos que fotografei na praia, lembro-me de uma decoração charmosinha com elementos simples, como areia, mini guarda-sol e velas. A foto está logo abaixo.

Decoração Casamento na Praia

Não é preciso exagerar, o próprio cenário já garante o charme para a ocasião. A escolha pelo casamento praiano já encanta principalmente pelo visual e clima praia.

Caso o evento comece ao por do sol, o local da festa pode ter decoração com luzes, lamparinas e velas, fazendo com que o ar seja delicado e tenha contraste com o cair da noite.

Se tiver um salão é preciso que seja elegante, mas não tire a beleza natural da praia, caso contrário terá a sensação de um casamento na cidade.

Uma decoração rústico chique também cai muito bem para um casamento na praia.

Normalmente o casamento no litoral garante leveza, suavidade e tranquilidade, portanto minha dica é que sua decoração siga esta linha.

Com estas dicas é possível manter a sofisticação e elegância para um belo casamento na praia.

4 – Defina um horário da cerimônia

Horário Cerimônia Casamento na Praia

Geralmente os casamentos na praia começam antes do entardecer. Neste período é possível ficar livre do sol forte e ainda garantir a iluminação do por do sol.

Uma opção é aproveitar o por do sol para o fim da cerimônia, pois é momento perfeito para iluminação, auxiliando na ambientação e para suas lindas fotografias.

Entretanto, é preciso de um pouco de atenção, pois durante o entardecer há um índice maior de pernilongos ou borrachudos, principalmente em praias do Litoral Norte de SP.

Para resolver esta questão, adicione em sua lista de compras repelentes e disponibilize aos convidados. Outra ideia é usar velas ou tochas com citronela para espantar os mosquitos na sua festa de casamento.

5 – Vestido para casamento na praia 

O vestido de noiva para a praia requer um look mais leve e a dica é usar tecidos mais leves e esvoaçantes. Portanto, nada de adereços e excesso de brilho.

Seu vestido pode ter o estilo da decoração do ambiente e muitas vezes deixar o branco de lado pode ser excelente alternativa.

As mulheres que acham que não é preciso casar de branco podem usar vestidos em Off White. As flores, pérolas, e conchas são delicadas e pode ser vir de acessório.

Os tecidos finos e leves são ideais, pois a brisa do mar vai deixar a produção em movimento durante a cerimônia. Os modelos com alças leves ou tomara que caia são lindos para a ocasião.

O ideal é ter cuidado ao escolher o modelo, o tecidos, detalhes e acessórios, precisam adaptar ao clima, o local, e até o estilo do evento.

Todas estas informações devem ter relação na hora de definir a roupa. Além disso, esta observação também vale para a maquiagem que pode ser leve e iluminada.

6 – Buffet

Gastronomia Casamento na Praia

Na hora de definir o buffet do casamento procure optar por comidas mais leves e que não sofram alterações sobre o tempo quente ou umidade. O cardápio precisa ser criativo.

As pequenas porções podem incluir saladas, peixes, aperitivos com frutos do mar. Para dar um colorido é possível brincar com os aperitivos agridoces.

Hoje é possível encontrar empresas especializadas em festas e buffets com um cardápio próprio para festas na praia. As indicações você pode conseguir no próprio local que escolhei para realizar seu casamento.

Além disso, as bebidas também precisam ser refrescantes. Para o início da cerimônia, ofereça águas aromatizadas. Outra dica é servir frutas das estações, assim como uma água natural ou bem gelada.

Para a recepção pode ser vinho-branco, espumantes e até champanhes, além de drinks, coquetéis, batidas com e sem álcool e frutas.

Para inovar, na hora de servir os drinks para casamento, deixe as bebidas em garrafas ou utilize o buffet para servir. O ideal é escolher a opção mais prática.

No geral, como o casamento na praia precisa ter relação com o clima tropical é necessário montar o cardápio com frutas, bebidas aromáticas e batidinhas.

Desde que tudo seja refrescante e colorido é possível criar um visual bonito nas mesas.

7 – Convites do casamento

Quem decide fazer um casamento na praia, precisa comunicar seus convidados ainda com mais antecedência que um casamento na cidade, pois em alguns casos será necessário uma viagem e reservas de hotéis para 1 ou 2 dias que antecedem o grande dia.

Sobre o modelo do convite o interessante é que casar na praia abem possibilidades para modelos variados, seja elegante, despojado, formal e até descontraído.

No geral, além dos convites terem relação com a festa é preciso que ele possua todas as informações sobre a cerimônia, inclusive a recepção.

Aproveite e também deixe dicas aos convidados, com sugestões sobre a tendência dos trajes. Algumas empresas de convites disponibilizam cartões com paleta de cores e ideias de trajes para um casamento na praia.

8 – Recomende locais para hospedagem

Chez Louis e Louis Casamento

Na maioria das vezes, os convidados não estão tão próximos ao litoral e provavelmente precisem de indicações de locais para hospedarem.

Para facilitar, faça uma pesquisa de bons locais (com faixas variadas de preço) e sugira aos convidados. Peça sugestões também para a recepção do local escolhido para realizar seu casamento, geralmente possuem uma lista de indicações.

Além disso alguns espaços possuem cupons e vale presente com pousadas e hotéis próximos.

9 – Procure uma assessoria de casamento

Do ponto de vista teórico parece ser fácil organizar um casamento, na realidade requer muitos detalhes e não é algo tão simples.

Apesar de minhas dicas serem bem úteis, servem apenas como parâmetros gerais. Ter uma assessoria para auxiliar neste processo pode facilitar muito a vida de vocês.

Na hora de escolher procure por uma assessora que já tenha experiências e casamentos na praia. O planejamento é fundamental e pode poupar custos e trabalhos desnecessários.

10 – A recordação de seu casamento

Fotógrafo Casamento na Praia

Deste assunto entendo bem e indico que não deixe para escolher seu fotógrafo como o último fornecedor de sua lista.

Já conversei com amigos de noivos que fotografei e muitos se arrependeram na escolha que fizeram. O motivo principal foi por não encontrar agenda disponível no fotógrafo que gostaram, pois deixaram para última hora.

Eu por exemplo, agendo apenas 01 casamento por semana. Não há como entregar o melhor trabalho atendendo dezenas de casamentos todos os meses. A exclusividade é importante para o resultado final de extrema qualidade.

Por isso, em mais de 500 casamentos que fotografei, conheci pessoas maravilhosas que tenho amizades até hoje.

Fale comigo hoje mesmo e verifique a disponibilidade para sua data.

Vejo você em breve. 😉

Willian Lima